Por No Ponto Notícias
As eleições municipais em Espigão do Oeste trouxeram grandes surpresas e recordes. Com destaque para Nadja Lagares, eleita pelo Republicanos, que se consagrou como a recordista de votos, somando 1.036 votos, e garantindo a primeira cadeira na Câmara. Esposa do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Décio Lagares, Nadja construiu sua imagem através de uma forte atuação assistencial na área da saúde, cativando o eleitorado com sua dedicação em atendimento de pessoas com necessidades na área da saúde.
Logo em segundo lugar, com uma diferença mínima, está o ex-vereador Genezio Mateus, eleito pelo PL com 1.034 votos. Genezio também tem uma trajetória marcada pelo trabalho assistencial, especialmente no bairro Jorge Teixeira, onde seu apoio à comunidade foi decisivo para sua volta à Câmara.
A terceira vaga foi conquistada por Kissila Ponath, também do PL, com uma votação surpreendente de 922 votos. Kissila já havia tentado uma vice-prefeitura nas eleições de 2020 ao lado de Espeto, ficando na terceira colocação. Durante a gestão do atual prefeito Professor Weliton, ela atuou como adjunta na Secretaria Municipal de Saúde, ganhando visibilidade e apoio popular que lhe garantiram uma cadeira no Legislativo.
Bahia, do PL, alcançou um feito histórico ao garantir a reeleição com o dobro de votos em relação ao seu mandato anterior, totalizando 705 votos. Representante do distrito do Pacarana, ele é o primeiro vereador da região a ser reeleito. Empresário no ramo de oficinas de motocicletas, sua forte atuação na promoção do esporte e no desenvolvimento do distrito foi fundamental para sua vitória.
O Professor Hermes, também pelo PL, se reelegeu com 660 votos. Conhecido por sua defesa incansável da valorização do esporte e da agricultura familiar, ele se manteve firme em sua base eleitoral e garantiu mais quatro anos de mandato.
Amilton Alves, do PSD, conquistou a sexta cadeira com 558 votos. Ex-vereador e servidor público na área da educação, ele esteve à frente da direção da escola Teobaldo Ferreira no último ano, desenvolvendo um trabalho reconhecido pela comunidade.
Adriano da Ambulância, servidor da saúde e motorista do transporte de pacientes, também foi reeleito, agora com 431 votos. Durante seu mandato, Adriano se destacou como presidente da Câmara no primeiro biênio da 10ª legislatura, trazendo recursos importantes, como os destinados à construção do novo terminal rodoviário, além de incentivos a pequenos produtores rurais.
A oitava vaga ficou com Gilmar Loose, do MDB, que foi reeleito com 421 votos. Sua atuação é voltada principalmente para o esporte e a valorização da agricultura familiar, tendo forte base eleitoral na região da Kapa 80.
Na nona vaga, o ex-vice-prefeito Waltinho Lara foi eleito com 395 votos. Ele também atuou como secretário de saúde na gestão a qual estava na vice-prefeitura e, mais recentemente, esteve envolvido em projetos de capacitação para produtores rurais, em parceria com o Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais.
Severino Schulz, do PDT, com 335 votos, garantiu a décima cadeira. Sua principal bandeira é a valorização do produtor rural, com especial atenção às associações rurais do município.
A última vaga foi conquistada por Pedro Mandioca, do Podemos, com 281 votos. Servidor público, lotado no setor de cadastro de imóveis urbanos, o que lhe garantiu uma base sólida de apoio.
A eleição de 2024 em Espigão do Oeste foi marcada por recordes, não apenas pela expressiva vitória do Prefeito Professor Weliton, que obteve 11.983 votos, mas também pelo inédito desempenho dos vereadores eleitos, com Nadja Lagares, Genezio Mateus e Kissila Ponath superando antigos recordistas de votos.
Essa nova composição da Câmara de Vereadores reflete a diversidade de interesses da população e promete um mandato de grandes debates e avanços para o município.