O 4° Batalhão de Polícia Militar, Capitão Rui Luiz Teixeira, está sob novo comando. Assumiu na manhã de terça -feira, 28, o comando da Região do Café, área de abrangência do 4°BPM, o tenente-coronel PM Ivan Cezar Vian.
O tenente-coronel PM Matos ficou à frente da Unidade pouco mais de 2 anos e foi o primeiro munícipe a assumir o comando do Batalhão: “Foi uma honra ser o primeiro cacoalense a comandar o 4°BPM, aqui apenas não só nasci, cresci, mas aqui quero repousar na minha inatividade, buscando a cada dia o melhor. Agora lutando pelo melhor dos nossos jovens”, citou ao falar sobre o seu novo desafio frente ao Colégio Tiradentes IX.
Na solenidade de passagem de comando, que aconteceu nesta manhã, agradeceu aos policiais que auxiliaram para o bom andamento da Unidade, durante o período que esteve à frente, assim como o apoio nas coordenações dos cursos realizados pelo Batalhão.
O comando do tenente- coronel PM Matos coincidiu com o período pandêmico que foi marcado por algumas perdas significativas para o Batalhão. ” Aqui eu presto minhas homenagens a esses grandes guerreiros que labutaram conosco e que fazem parte da nossa história aos nossos heróis a minha eterna gratidão. Mas como dizia meu pai a luta vem, mas a luta passa, e aos poucos todo dia voltando ao normal mesmo um cenário de pandemia conseguimos com muita luta manter os indicadores de segurança em níveis elevados, graças a dedicação de cada um de vocês”, disse o Ten Cel Matos.
O tenente coronel PM Carvalho – coordenador do CRPIII, participou da solenidade e destacou a importância da participação da família no processo de crescimento da carreira do policial militar: ” A família é essencial na vida de quem comanda uma Unidade. Os momentos de abnegação do lazer e com a família são constantes. Sem o apoio dos familiares, o comando não consegue fazer uma boa gestão, pois a presença dos familiares em todos os momentos da etapa do militar é imprescindível”, enfatizou o tenente coronel Carvalho.
O comandante-geral da PMRO, coronel James Alves Padilha, fez-se presente na passagem de comando e agradeceu as parcerias privadas e a tropa que se desempenha diuturnamente para manter os níveis de criminalidade na localidade baixos: ” Os munícipes ficam honrados de saber que a sua gestão marcou por ser a primeira em que um cacoalense que comandou o Batalhão, agora possui novos desafios, frente ao Colégio Militar – CTPM IX-, que fica na mesma localidade e que mantém a construção do seu legado”, finalizou o comandante-geral.
A solenidade aconteceu na frente ao Quartel do 4°BPM e contou com a presença do subcomandante do CRP II, tenente-coronel PM Pazinatto; o comandante do 10ºBPM, tenente-coronel Baumann; o comandante do Bpchoque, tenente- coronel PM Antônio; representante do prefeito municipal, o Senhor Silvio Machado; o secretário executivo regional da Casa Civil, José Moura dos Santos; o delegado da 1ª Delegacia de Polícia Civil, Edson Florêncio de Souza; o juiz da 3ª Vara Cível da Comarca de Cacoal, Edson Pereira de Oliveira Bastos, dentre outras autoridades civis.
TENENTE-CORONEL QOPM IVAN CEZAR VIAN
NATURAL: PITANGA PR;
FORMAÇÃO MILITAR:
CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS – VILHENA – 2002
CURSO FORMAÇÃO DE OFICIAIS PMRO – PORTO VELHO – 2009 A 2011
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS – PORTO VELHO – 2020
BACHAREL EM SEGURANÇA PÚBLICA
CURSOS MILITARES:
ESTÁGIO INSTRUTOR TÉCNICAS POLICIAIS EM DUPLA;
CAPACITAÇÃO EM DEFESA CIVIL;
CURSO DE UNIDADE ESPECIALIZADA DE FRONTEIRA – NÍVEL OPERADOR.
FUNÇÕES EXERCIDAS NA PMRO: SERVIU NA 4ª COMPANHIA DO 3º BATALHÃO (CEREJEIRAS), DO
ANO DE 2002 ATÉ MARÇO DE 2009 COMO SOLDADO PM SENDO TRANSFERIDO PARA A DIRETORIA
DE ENSINO DA PMRO PARA FREQUENTAR O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS – CFO/PMRO ATÉ
FINAL DE 2011;
APÓS O TÉRMINO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS FOI LOTADO NA SEDE DO 3º BATALHÃO –
VILHENA PERMANECENDO ATÉ SETEMBRO DE 2012, SENDO TRANSFERIDO PARA A 4ª COMPANHIA
DO 3º BATALHÃO (CEREJEIRAS) ONDE PERMANECEU NA FUNÇÃO DE SUBCOMANDANTE ATÉ 2013
QUANDO ASSUMIU O COMANDO, PERMANECENDO NA FUNÇÃO ATÉ JULHO DE 2020.
DE JULHO DE 2020 A ABRIL DE 2022 EXERCEU A FUNÇÃO DE SUBCOMANDANTE DO 10º BATALHÃO
(ROLIM DE MOURA), SENDO TRASNFERIDO PARA A SEDE DO 3º BATALHÃO (VILHENA) ONDE
PERMANECEU NA FUNÇÃO DE SUBCOMANDANTE DO 3º BATALHÃO ATÉ SETEMBRO DE 2022.
DE SETEMBRO DE 2022 A JANEIRO DE 2023 EXERCEU A FUNÇÃO DE SUBCOMANDANTE REGIONAL
DE POLICIAMENTO III
FORMAÇÃO CIVIL: GRADUAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA (UNIR)
ACADÊMICO DO CURSO DE GESTÃO PUBLICA – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAEL;
ACADÊMICO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO PENAL – INSTITUIÇÃO ALFA/FAVENI
CONDECORAÇÕES MILITARES:
DEDICAÇÃO POLICIAL MILITAR – 10 ANOS;
MÉRITO POLICIAL MILITAR – PMRO;
MÉRITO FORTE DO PRÍNCIPE DA BEIRA;
MÉRITO BATALHÃO GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DO – 3º BPM/PMRO;MÉRITO “
O GUARDIÃO DA ZONA DA MATA” DO 10º BPM;
Fonte: Policia Militar de Rondônia