A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (28) de fevereiro, com o apoio do IBAMA, a Operação DOF FANTASMA, cujo objetivo é debelar grupos criminosos responsáveis por esquema de fraudes a Documentos de Origem Florestal (DOF) que viabilizou a receptação, comercialização e transporte ilegal de madeira em Porto Velho/RO.
Foram cumpridos 05 (cinco) mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia, sendo 03 (três) pessoas físicas e 02 (duas) pessoas jurídicas dos ramos madeireiro e de transportes, com domicílios em Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã, Distritos de Porto Velho/RO, e em Cacoal/RO.
Durante o cumprimento das medidas foi feita uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. As investigações tiveram início após o encaminhamento, por parte do IBAMA, de Informação Técnica dando conta de uma falha no SISDOF (atualmente já sanada) e do oportunismo de criminosos em se valer da pane para criar DOFs fictícios e acobertar a recepção e o transporte ilegal de produto florestal. O IBAMA identificou a possibilidade de criação de um DOF.
Fonte: Assessoria PF