Banner Agencia

Fisioterapeuta de Espigão D’oeste salva vida de jogador em partida na Indonésia.

Por No Ponto Notícias

Profissional precisou entubar o atleta ainda em campo.

O morador da cidade de Espigão D’oeste, com vasta experiência profissional esportiva, Dr. Marcelo Araújo, salvou a vida de um atleta da equipe do Madura United F.C., clube da Indonésia onde o profissional atua, durante uma partida de futebol, disputada a alguns dias no continente asiático.

Segundo o relato postado em suas redes sociais, durante um jogo de futebol, um jogador da equipe do Madura foi atingido na cabeça pelo chute do zagueiro adversário, enquanto disputava uma jogada, o que causou uma lesão primária sintomática de uma compulsão cerebral. Poucos segundos depois, o jogador evoluiu para uma convulsão e sofreu duas paradas cardiorrespiratórias.

O fisioterapeuta relatou que a ambulância disponível não era adequada para o caso, e a equipe externa de primeiros socorros não tinha treinamento adequado para lidar com esse tipo de situação. Ele assumiu a responsabilidade pelos primeiros atendimentos, colocando o jogador de lado para evitar broncoaspiração, estabilizando a cabeça, com a ajuda de outro profissional, para melhorar as vias respiratórias, fazendo uma semi-entubação e acoplar a sonda para oferecer oxigênio.

O Dr. Marcelo percebeu uma parada cardiorrespiratória e iniciou as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Graças a seus esforços, o jogador se recuperou e pôde ser levado para o hospital estabilizado. Os procedimentos duraram entre 12 a 18 minutos para que o atleta pudesse ser transferido para o hospital. Hoje o jogador já recebeu liberação hospitalar e se recupera.

A história foi destaque em diversos veículos de mídia e chamou a atenção para a importância da preparação de equipes de socorro em eventos esportivos. Além disso, o relato mostra como a ação rápida e automática de um indivíduo pode fazer a diferença em momentos de emergência.

Redes Sociais:

Banner Site
Todas as Matérias

Recentes