Por No Ponto Notícias
Na madrugada desta terça-feira, 21 de janeiro, por volta da meia-noite, a cidade de Espigão do Oeste enfrentou uma interrupção total no fornecimento de energia elétrica, deixando toda a população no escuro. Como consequência, a operadora Claro também ficou sem sinal, afetando significativamente a comunicação dos moradores, já que grande parte da população utiliza os serviços da operadora.
O apagão também atingiu as cidades de Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e o distrito de Boa Vista Pacarana, localizado a 83 km do centro de Espigão do Oeste. Diante da situação, a Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia na região, emitiu uma nota informando sobre as medidas adotadas:
Nota da Energisa
“Equipes de manutenção da Energisa estão trabalhando neste momento para a recomposição da linha de transmissão que impacta o fornecimento dos municípios de Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Espigão do Oeste e Boa Vista do Pacarana. Os trabalhos estão ocorrendo de forma ininterrupta, com reforços das equipes de várias cidades próximas à região afetada. A linha está sendo inspecionada para a apuração das causas do problema e retomada do fornecimento de energia o mais breve possível.”
Inicialmente, a previsão da empresa era de que o fornecimento fosse restabelecido às 9h30. No entanto, devido a dificuldades de acesso ao local do problema, os reparos necessários foram concluídos apenas às 10h, totalizando 10 horas consecutivas de interrupção de energia.
Com a normalização do fornecimento, a Energisa divulgou um novo comunicado esclarecendo a situação:
ENERGISA INFORMA
Recomposição do fornecimento de energia em Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Espigão do Oeste e Boa Vista do Pacarana.
A Energisa informa que o fornecimento de energia elétrica foi totalmente restabelecido nos municípios de Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Espigão do Oeste e Boa Vista do Pacarana. As equipes de manutenção da empresa, com reforço de equipes de outras localidades, trabalharam de forma ininterrupta durante toda a madrugada e início da manhã na recomposição de uma linha de transmissão que atende a região. O trabalho foi extremamente dificultado devido ao acesso à linha, que passa por regiões de muitos atoleiros, onde foi preciso se deslocar a pé em alguns momentos. O fornecimento de energia foi normalizado às 10h.
Caso observe algum cabo rompido ou objetos na rede elétrica, não se aproxime e entre em contato com a distribuidora pelo 0800 647 0120.
A situação gerou transtornos para os moradores, com impactos diretos na rotina da população e no funcionamento de serviços essenciais. Agora, a expectativa é que a Energisa tome medidas preventivas para evitar que novas interrupções ocorram na região.